Olá pessoal, bem vindos a ZAPARTES!
De seguida, imagens apenas simbólicas do:
ZAP e do ARTES
Aqui, ao clicar no seguinte link, pode também aceder e ler as:
CONDIÇÕES DE USO E DE PRIVACIDADE
ZAP
Atenção: qualquer publicidade que apareça visível neste site pode e deve ser ignorada!
ZAPARTES (é acedido através do link: https://zapartes.comunidades.net) é um site pessoal que aborda o Universo (desde o seu INÍCIO), o ZAP e o ARTES.
Ao continuar a navegar neste site, o utilizador pode e deve aceder ao link: CONDIÇÕES DE USO E DE PRIVACIDADE e ler todo o seu conteúdo, pois que mesmo que não lhe aceda e o leia ao continuar a navegar neste site, é como se o tivesse feito, ficando desde já implícito que aceita e concorda com aquelas condições!
Quanto à publicidade que possa vir a ser visível em qualquer página ou local deste site quem o elaborou, não estabeleceu nem acordou com ninguém a sua visibilidade e é alheio a toda e qualquer publicidade de terceiros que apareça em qualquer local do mesmo, pelo que o utilizador pode e deve ignorá-la, decliná-la (qualquer tipo de publicidade pode ser gerada, quer pela plataforma aonde o site está alojado, quer pelo navegador de Internet que o utilizador venha a usar). Ao continuar a navegar neste site implica que você se responsabiliza pelo legal e apropriado uso do mesmo;
1.Abre:
A imagem a seguir é uma imagem simbólica do ZAP! ZAP (são as 3 primeiras letras do apelido de uma família ZAPPA, que teve origem na região de Partinico na Sicília (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Partinico).
Esta página aborda as minhas preferências pessoais musicais!
No ponto 2. desta página abordam-se vários tipos de música (que, tive o privilégio de ouvir) e que justifica que mais tarde, na década de 70 do século XX, eu viesse a moldar as minhas preferências pessoais musicais para começar a ouvir o que foi um grande compositor e músico Frank Zappa (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Frank_Zappa)!
Devido aos seus dons de improviso por muitas vezes que toque a mesma música ela sai sempre diferente, por isto não cansa nada ouvir "n" versões da mesma música!
Assim, esta página denominada ZAP é uma forma de explicar a minha preferência e de, ao mesmo tempo, tentar à minha maneira homenagear o compositor e músico que considero ter sido um dos maiores do século XX, este tópico é também abordado no suponto 2.2. abaixo. Preferência essa que levou o ARTES a, ao longo da sua vida, ir tentando descobrir cada vez mais e mais sobre o ZAP (motivo que justifica o porquê do ARTES possuir cerca de 500 itens do ZAP ou com ele relacionados sendo que mais de 300 são originais).
2. Detalhes:
Na década de 60 do século XX tive a possibilidade de ouvir vários músicos e géneros musicais (Ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_do_s%C3%A9culo_XX) o que me ajudou a ficar com uma sensibilidade aos sons que me rodeavam e até, mais tarde, na década seguinte, ajudou-me a decidir e a definir o tipo de música que melhor respondia ao meu gosto pessoal!
2.1. Alguns músicos e géneros musicais que ouvi na década 60 do século XX:
Tive a sorte de através do ISO (meu Tio) ter levado umas valentes, mas boas "secas" a ouvir, durante a tarde de vários Sábados várias músicas clássicas. Ficar-lhe-ei sempre grato por isso, porque tal contribuiu para mais tarde e de forma positiva o ARTES vir a ter uma maior sensibilidade musical geral!
Lembrem-se que até Abril de 1974, ainda estávamos no tempo do "Estado Novo" (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Estado_Novo_(Portugal)), pelo que as "novidades" de outros países, inclusive da Europa, chegavam a Portugal quase com um ano de atraso e muitas delas nem chegavam. Era o "tempo da rádio"... e já não era nada mau!
Nesta década, entre outros, ficam aqui alguns exemplos/géneros de música que ouvia:
- Leopold Mozart (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Leopold_Mozart);
- Ígor Stravinski (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dgor_Stravinski);
- Os Beatles (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Beatles);
- Janis Joplin (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Janis_Joplin);
- Tom Jones (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tom_Jones);
- Fado (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fado);
- Folclore português e estrangeiro (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Folclore);
- Rock And Roll (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_and_roll).
2.2. Alguns músicos e géneros musicais que ouvi na década de 70 do século XX:
Ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/1970s_in_music
Esta década, em especial, com a "Revolução dos Cravos" em 25/04/1975, (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_de_25_de_Abril_de_1974) trouxe consigo uma nova abertura de Portugal e dos portugueses ao Mundo, isto é, ao que se passava e acontecia "além fronteiras"!
Nesta década, entre outros, ficam aqui alguns exemplos/géneros de música que ouvia:
- Bob Dylan (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bob_Dylan);
- Edgar Varèse (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Edgar_Var%C3%A8se);
- Eric Clapton (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eric_Clapton);
- Frank Zappa (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Frank_Zappa);
- Leonard Cohen (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Leonard_Cohen);
- Genesis (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Genesis);
- Pink Floyd (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pink_Floyd);
- The Rolling Stones (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Rolling_Stones);
- Supertramp (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Supertramp);
- Yes (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Yes);
- Blues (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Blues);
- Música portuguesa de intervenção (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_de_interven%C3%A7%C3%A3o);
- Música Popular Brasileira (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/MPB).
E eis que pouco após o 25 de Abril de 1974, mais precisamente em Junho após uma valente noitada de São João acordei ao som da música de um 2 discos em viníl LP (Long Play em inglês) do ZAP. Eram nem mais nem menos o "Sensação Nocturna" (Overnite Sensation em inglês) (ver link:https://en.wikipedia.org/wiki/Over-Nite_Sensation) o o Apóstrofe (') (Apostrophe(') em inglês), (ver link: https://en.wikipedia.org/wiki/Apostrophe_(%27). Nem vos digo nem vos conto, estava a acabar de acordar e parecia que estava no Paraíso, a ouvir músicas e letras que me "bateram forte e me encheram todas as medidas". Eis o porquê de eu considerar que Frank Zappa foi um dos maiores músicos e compositores do século XX! Tinha uma enorme capacidade de improviso por isso podia tocar a mesma música n vezes que ela "saía" sempre diferente e, claro, sempre com excelente qualidade!
Ainda me lembro que o primeiro disco viníl LP que comprei do ZAP foi o "Ratos Quentes" (Hot Rats em inglês), mas será que o ZAP não estaria a querer dizer "Ratas Quentes"? Pois meus caros "era demais para a minha carroça", tive de o ouvir várias vezes até o assimilar (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hot_Rats). Também muito bom e muito mais fácil foi ouvir e assimilar foi o "Tamanho Único" (One Size Fits All em inglês) (ver link: https://en.wikipedia.org/wiki/One_Size_Fits_All_(Frank_Zappa_album)
Apesar de, como ter dito, ter estado "aberto" a ouvir vários músicos e géneros musicais confesso que, continuam a não me entusiasmar alguns géneros, como por exemplo o "Hard rock" (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hard_rock), o "Heavy metal" (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Heavy_metal) e também o "Punk rock" (ver link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Punk_rock).
3. Informação:
Informam-se os utilizadores que, se o desejarem, podem contactar com quem elaborou este site através do preenchimento completo e envio do Formulário existente na página CONTACTOS deste site, para através dele trocarem ideias, opiniões, sugestões ou até colocarem questões para, se possível e disponível a quem elaborou este site, virem a receber opiniões ou sugestões particulares que lhes possam vir a ser úteis ou os possam vir a ajudar ou, para outros assuntos mais detalhados, ou que necessitem de envio de anexos, usarem o endereço de e-mail visível no ponto 2. daquela página. O preenchimento do Formulário visível na mesma não é obrigatório mas os utilizadores podem usá-lo para e enviarem automaticamente por e-mail qualquer simples questão a quem elaborou este site. Após completamente preenchido o mesmo é automaticamente enviado para o endereço de e-mail visível no ponto 2. daquela mesma página, bastando para isso clicar em "Enviar Formulário"!